quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Introdução

Para conhecemos um pouco sobre o Oriente Médio vamos começar por alguns aspectos:
               
                            
. Aspectos físicos: O que predomina mais no Oriente médio é o clima do tipo árido e semiárido os relevos, montanhas ,montes o vulcão e as temperaturas no período diurno com as do período noturno que oscila entre 50º durante o dia e temperaturas abaixo de 0ºC durante a noite.   

. Aspectos Políticos: O Oriente médio é
 uma região formada por países de grandes extensões territorial, como  Arábia Saudita e países com bastante área reduzida como Bahrein.A posição geográfica dessa parte do continente é muito especial, especial porque os maiores produtores mundiais de petróleo ficam nessa região.

. Aspectos Religiosos: No Oriente Médio, aproximadamente 238 milhões de pessoas (cerca de 92% da população) são muçulmanas. A maioria pertence às seitas sunita e xiita (sugeridas logo após a morte do profeta Maomé, em 632 d.C.). Há grupos menores de muçulmanos, como os drusos e os alauitas. Além disso também vivem no Oriente Médio cerca de 6 milhões de judeus, quase todos em Israel. A migração desses deu-se em ondas, originárias primeiro da Europa e, depois, de todo o mundo. Por isso, no Estado judeu encontram-se inúmeros grupos étnicos cujas culturas, tradições, orientações políticas e práticas religiosas variam muito e são livremente expressas.
             

. Aspectos econômicos e sociais: Uma das atividades econômicas é o petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente médio.Nessa região está localizada a concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo petróleo mundial),essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, em 1960, de um dos mais importantes cartéis do mundo atual, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo. 


http://www.brasilescola.com/geografia/aspectos-naturais-oriente-medio.htm
http://oriente123.blogspot.com.br/2009/08/aspectos-politicos.html
http://www.brasilescola.com/geografia/oriente-medio.htm 



  

 

                                   

Um comentário: